top of page

sobre a vida

DSC_0717-2_edited.jpg
ser e
fazer

Altura: 1,73 

Cor dos Olhos: Castanhos

Cor do Cabelo: Sempre Mudando!

Cabelo Natural: Castanho Escuro Ondulado

Idiomas: Português, Espanhol e Inglês Fluentes

Habilidades Corporais: Esportes, Danças e Coreografias

Especiais: Acrobacia, Mágica e Arremesso de Facas Iniciante

"Paixão e muito trabalho:

Construir vidas! Materializar a criação de alguém! Ponho muita paixão e dedicação em meu trabalho neste processo de entender a existência humana e lapidar personagens! A experiência mais linda é ver uma nova pessoa nascer em você, e tudo pode ser material para preencher este corpo de angústias, alegrias, desejos, experiência e vida! Deixar ser! Somos pura contradição,

pulsão e sonho!"

Sobre
Atuar

biografia

Nayara Homem sempre viveu perto do mar

mama%20e%20nay_edited.jpg
Prado bahia
Nay%20crian%C3%A7a%205_edited.jpg
Nay criança 4.jpg
Nay%20crian%C3%A7a%201_edited.jpg
Nay%20crian%C3%A7a%206_edited.jpg
Nay%2520crian%25C3%25A7a%25202_edited_ed
Nay%20crian%C3%A7a%203_edited.jpg
Nay criança 4.jpg
Nay%20crian%C3%A7a%201_edited.jpg
Nay%20crian%C3%A7a%203_edited.jpg
Nay%20crian%C3%A7a%205_edited.jpg
Nay%20crian%C3%A7a%206_edited.jpg
Nay%2520crian%25C3%25A7a%25202_edited_ed
Nay%20crian%C3%A7a%203_edited.jpg
praia-de-carcavelos-4_edited_edited.jpg
mama%20e%20nay_edited.jpg

Nascida em Prado, Bahia, Brasil. Cidade pertencente à "Costa das Baleias", caracterizada pelas falésias e pela água quente do mar.

Seus pais são Maritza Novato Bonfim (coordenadora da galeria de arte Josaphat Marinho) e Hugo Homem (escritor). Nayara é a caçula e tem dois irmãos e uma irmã: Soraya Magalhães (psicóloga), Gabriel Muzak (músico), Guilherme Bonfim Pinto Homem (advogado). Houve uma forte influência (indireta) dos pais na escolha da carreira de atriz, pelas habilidades dramáticas da mãe e pelo enorme amor do pai pelos filmes. Tem uma parte marcante do interior da Bahia, cultura e a vida sertaneja de Macaúbas, Bahia, terra onde seus avós maternos fincaram raízes, lugar de aconchego e de férias e o Rio de Janeiro, cidade maravilhosa, lugar de nascimento de seu pai, ambos pedaços do mundo que dizem muito e também fazem parte de quem é Nayara. 

Ela sempre foi uma criança interessada por todos os tipos de arte. Somente aos 8 anos de idade, foi ao cinema pela primeira vez assistir a "Bela e a Fera", quando se mudou com sua família para Salvador, capital da Bahia, e começou a receber a influência da cultura efervescente da cidade.

 

Em 2000, quando adolescente, fez seu primeiro curso de teatro e atuou em seu primeiro papel no teatro amador como Julieta (Romeu e Julieta). Dois anos depois, passou em primeiro lugar no vestibular, ingressou na Universidade Federal da Bahia para o Curso de Artes Cênicas. Em 2005, ela se tornou uma atriz profissional enquanto ainda estava na universidade. Em 2007, ela filmou seu primeiro longa-metragem "Revoada" no elenco principal como Maria de Pancada. Desde então, continua a trabalhar em grande parte dos filmes independentes produzidos na Bahia, com ênfase nos filmes que desempenhou no papel principal: "Dalva" (2010), "Atrás dos Olhos" (2012), "A Fuga" (2013), "A Triste Figura" (2017), "Em Cima do Muro" (2018), pelo qual ganhou prêmio de Melhor Atriz do Festival Cine Ibiapina (2022).

Em 2007, ela viajou para festivais de teatro de rua na França e na Suíça como seu colega Demian Reis iniciando deste modo sua incursão no mundo da palhaçaria. Quando voltou ao Brasil, fez um treinamento com a mestre de maquiagem francesa Marie Thauront e começou a assinar a criação de maquiagens. Em 2008, ingressou no Grupo Viapalco de Teatro e Circo, onde permaneceu por 10 anos e se aperfeiçoou como palhaça e nas artes circenses. Em 2010 se casou com o artista e produtor de circo Robson Mol. O casamento durou 5 anos e ambos continuam amigos. Desde 2014, integra o "Colectivo Âmbar" de artistas e realizadores cênicos de diferentes países da América Latina.

 

Em 2015, ela se mudou para Los Angeles e passou cinco meses na cidade aperfeiçoando o inglês no Santa Monica College. Lá, Teve oportunidade de integrar a equipe do LABRFF-Los Angeles Braziliam Film Festival e apresentar algumas sessões para o público e convidados das exibições que integraram o festival. No final de 2016, viajou para Portugal para ensaiar seu primeiro espetáculo solo "A Desejada- Desvariações do Mito de El Rey Don Sebastião", com um texto escrito especialmente para a atriz e dirigido pelo premiado Moncho Rodriguez. A peça já foi apresentada em Portugal, Brasil e Argentina, em diversas temporadas e festivais de teatro.

Em 2017, ganhou o prêmio de incentivo à pesquisa que gerou o livro "As Tintas do Riso - Maquiagem e Palhaçaria", lançado em 2018 em seis estados brasileiros. Sempre tendo se entendido como multiartista, além de pesquisadora, escritora e produtora, maquiadora, atriz, modelo, apresentadora, improvisadora, palhaça Taquara Rachada, em 2019 ela se desafiou mais uma vez a ultrapassar os limites da criação artística cênica e criou sua persona drag queen: Dolce Brisa. A doce figura tropicalista foi convidado a participar do "Concurso Revelação Marujo 2019" no qual Dolce Brisa alcançou as semifinais.

 

Em resposta à sua atuação relevante na indústria cinematográfica da Bahia, ela foi convidada em 2019 para fazer parte do júri da Mostra Competitiva Internacional de Filme no mais importante festival de cinema do estado da Bahia: "Panorama Internacional Coisa de Cinema". Ao lado de sua carreira atuando no teatro, que já a levou a vários países ao redor do mundo, ela tem vinte e cinco filmes em sua trajetória como atriz, são eles dezenove curtas-metragens e cinco longas-metragens e duas séries de TV.

Atualmente é doutoranda em Estudos Africanos, em 2020 começou a  residir em Lisboa, Fez parte do podcast Por Dentro da África, sendo responsável pela "Sugestão Cultural" no programa e pela apresentação ao lado dos jornalistas e investigadores Cláudia Leal, Natália da Luz e Alexandre Costa Nascimento.

A partir de 2021 começa a dividir a sua residência entre Brasil e Moçambique, como parte de sua pesquisa de doutoramento. Em 2022 lança o livro "CINEMAQUIA - Reflexões, Ferramentas, Maquiagem e Cinema!", casa-se com o arquiteto e artista brasileiro Marcos Nunez, e segue desenvolvendo projetos artísticos em diferentes partes do mundo.

Clique abaixo para conhecer mais do trabalho de Nayara Homem!

IMG_0150.jpg
IMG_0189.JPG

© 2023 por Ator e Modelo. Criado orgulhosamente com Wix.com

bottom of page